segunda-feira, 20 de abril de 2009

NUTRIENTES - alimentação -

Os organismos vivos possuem a capacidade de extrair, transformar e utilizar a energia do seu ambiente seja na forma de nutrientes ou através da energia solar. Essa energia possibilita que os seres vivos construam e mantenham suas estruturas celulares e realizem vários trabalhos, como locomoção, fala, atividade cerebral, etc. Em cada célula o mecanismo de transformar os alimentos em energia é basicamente o mesmo, o oxigênio se combina com os compostos químicos dos macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) para liberar a energia necessária para o funcionamento celular. Nessas reações químicas há também a participação dos chamados micronutrientes (vitaminas e minerais). Os macro e micronutrientes são de grande importância não só para liberação de energia, eles também participam de todo o metabolismo e são precursores orgânicos de muitos componentes.
Saber a fonte e a função dos principais nutrientes pode ser de grande ajuda no processo de desenvolvimento de uma melhor consciência alimentar. Sabendo da importância dos nutrientes e onde encontrá-los, as pessoas podem, de acordo com seu cotidiano e suas preferências alimentares, modificar gradualmente a sua dieta habitual e torná-la mais saudável.
Abaixo um pequeno resumo das funções e fontes alimentares dos principais nutrientes:

Proteínas (macromoléculas compostas de aminoácidos)

Funções:
  1. Reparar proteínas teciduais corpóreas gastas;
  2. Transporte de oxigênio (oxihemoglobina);
  3. Síntese protéica para promover o crescimento e o desenvolvimento;
  4. São componentes de hormônios, enzimas, anticorpos e de substâncias transportadoras;
  5. Coagulação (fibrinogênio e protrombina);
  6. Atividade muscular (actina, miosina e tropomiosina B);
  7. Equilíbrio osmótico, prevenindo edemas;
  8. Fornece 4kcal[1], não sendo esta sua função principal.

[1] Kcal ou Cal corresponde a 1000 calorias. Caloria é a quantidade de energia calorífica necessário para elevar 1ºC a temperatura de 1g de água. Como o calor é um dos resultados da energia gerada pelo corpo, a caloria é utilizada como medida da energia produzida.

Fontes: Principalmente alimentos de origem animal (carnes, leite, etc.); Alimentos de origem vegetal (soja, cereais, leguminosas).

Carboidratos (HC) ou glicídios (composto por carbono, hidrogênio e oxigênio, solúveis em água): glicose, frutose, lactose, fibras, etc.

Funções:

  1. Principal fonte de energia: glicose;
  2. Fornece 4kcal;
  3. Ação construtora: fornece carbono para formação de proteínas;
  4. Favorece o metabolismo normal dos lipídeos e proteínas;
  5. Enriquece a flora bacteriana;
  6. Controla o sistema nervoso central, pois o cérebro só requer glicose.

Fontes: Açúcar (doces); leite; hortaliças; cereais e grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.

Lipídios (formados de hidrogênio, carbono e oxigênio, sendo insolúveis em água): triglicerídeos, lipoproteínas (HDL, LDL, etc.), etc.

Funções:

  1. Fornece energia, 9 kcal;
  2. Precursores de hormônios sexuais, esteróides, vitamina D e sais biliares;
  3. Isolante térmico e mecânico;
  4. Ajustamento de órgãos;
  5. Proteção das articulações;
  6. Transporte de vitaminas lipossolúveis;
  7. Dá sensação de saciedade, pois têm a digestão e absorção lenta.

Fontes: Principalmente origem animal: carnes, ovos, leite, etc.

As vitaminas e os minerais são necessários em quantidades muito mais reduzidas do que as proteínas, as gorduras e os carboidratos, mas são essenciais para uma boa nutrição. Participam ativamente no metabolismo geral, ajudando o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a saúde. Para saber sobre as funções e fontes das vitaminas e minerais veja o arquivo em:

http://sites.google.com/site/arquivossaudeintegraldoser/

Na maioria das vezes tanto a carência como o excesso no consumo alimentar afeta o metabolismo geral do organismo, sendo prejudicial à saúde. Observar a quantidade e a qualidade do alimento que consumimos é uma das formas de proporcionar ao organismo saúde, vitalidade e bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário