segunda-feira, 20 de abril de 2009

MANTRAS

Mantra é uma palavra em sânscrito e seu significado é: man é mente e tra significa controle. Assim mantra, é a combinação de sons que proporciona controle da mente, interiorização e tranqüilidade.
Existem milhares de mantras. Mantras para a prosperidade, para o amor, para a introspecção, para curas, etc.; podem ser curtos ou longos; vocalizados ou apenas entoados mentalmente. O importante é deixar que a vibração do mantra atue em todo o ser.

Exemplo de mantras: OM; Gayatri Mantra; Om Mani Peme Hung.
Mantra OM
O Om é o som do infinito, é formado pelo ditongo das vogais "a" e "u", e a nasalização, representada pela letra "m". Por isso é que, às vezes, aparece grafado Aum. Estas três letras correspondem aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.
A vocalização do mantra é feita numa exalação profunda, e sempre em ritmo regular. Após a exalação vem uma inspiração nasal prolongada. O Om começa com a boca aberta, emitindo um som mais parecido com um "a", mantendo a língua colada no fundo da boca e a garganta relaxada. O som nasce no centro do crânio, se projeta para frente e vibra na garganta e no peito. Após alguns segundos de vocalização, a língua deve recolher-se para trás. Assim, aquele som similar ao "a", se transforma numa espécie de "o" aberto, que vai fechando progressivamente. No final, sem fechar a boca, a língua bloqueia a passagem de ar pela garganta e o som se transforma em um "m", que em verdade não é exatamente um "m", mas uma nasalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário